domingo, 24 de abril de 2011

Nossa língua Portuguesa


Nunca diga:
  • Menas (sempre menos)
  • Iorgute (iogurte)
  • Mortandela (mortadela)
  • Mendingo (mendigo)
  • Trabisseiro (travesseiro) - essa é de doer, hein?
  • Cardaço (cadarço)
  • Asterístico (asterisco)
  • Meia cansada (meio cansada) – desde quando meia fica cansada?
  • Trezentas gramas (a grama pode ser de algum pasto). Se você quer falar de peso, então é O grama: trezentos gramas.
  • De menor ou de maior de idade, é simplesmente maior ou menor de idade.
  • Beneficiente (beneficente - lembre-se de Festa BENEFICENTE)
  • Vasculhante. Aquela janela do banheiro ou da cozinha é Basculante
  • Estou soando (quem soa é sino). Se você está transpirando você está suando.
  • A casa é Germinada (quem germina é planta). A casa é Geminada do latim geminare = duplicar.
  • POBLEMA ou POBREMA. O certo é Problema.
  • Estou com uma dó. O certo é: Estou com dó. Uma dó é nota musical.
  • Alieligina- alienígena
E lembre-se:
  • Mal – Bem
  • Mau – Bom
  • Quem tem espinho é planta. Peixe tem espinha.
  • Homens dizem ObrigadO, mulheres ObrigadA
  • Agente é secreto, de viajens. Nós = a gente.
  • Por isso e não porisso. De repente e não derepente.
  • Mim não conjuga verbo. Por isso é: para eu comprar, para eu comer...
  • Seje e esteje não existe.

*Texto por Natalia Moreno

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário