domingo, 30 de outubro de 2011

Viva a leitura!


Dia 29 de outubro foi comemorado o dia do livro e eu amo ler, já me disseram que não leio os livros certos, que perco tempo nestas páginas. Acredito que não exista livro certo ou errado, existem do nosso gosto ou não e perder tempo por estar lendo? Ah, isso eu não perco mesmo, quem falou isso me perdoe, mas nunca leu e assim não pôde viajar nos lugares que fui sem sair da minha casa, não deu vida a personagens quase podendo tocá-los. Acredito que sempre aprendemos alguma coisa!
E nestas minhas leituras sempre tive a mania de grifar (com lápis claro, acho um pecado usar caneta em livro) as frases que mais gosto ou me identifico e aqui vão algumas, mas só algumas porque se não este texto viraria um livro!

... a esperança vingadora conseguia me dar uma volta, fugi da caixa e ficava brincando de pular amarelinha dento da minha cabeça, pisando nas minhas terminações nervosas...” Casório - Marian Keyes, Lucy o sobre telefonema de Gus.

... só porque estava arrependida, isso não queria dizer que os outros estavam prontos para perdoa-la e, só por a perdoarem, isso não significava que ela se sentiria melhor.” Sushi - Marian Keyes, Clodagh

O tempo passa. Mesmo quando isso parece impossível. Mesmo quando cada batida do ponteiro dos segundos dói como o sangue pulsando sob um hematoma. Passa de modo inconstante, com guinadas estranhas e calmarias arrastadas, mas passa. Até para mim.” O despertar – Bella em Lua Nova.

Viver dói, mas não se usa analgésico para isso.” Férias – Marian Keyes.

...achei que poderia me comportar bem ou mal, de qualquer jeito que me desse na veneta e ele sorriria tolerantemente para mim.” Melancia – Marian Keyes

A marca desta lágrima testemunha que eu o amei perdidamente. Em suas mãos depositei a minha vida e me entreguei completamente. Assinei com minhas lágrimas cada verso que lhe dei, como se fossem confetes de um carnaval que nunca brinquei. Mas a cabeça apaixonada delirou, foi farsante, vigarista, mascarada, foi amante, entregando-lhe outra amada, foi covarde que amando nunca amou.” A marca de uma lágrima – Pedro Bandeira

Há uma fresta em minha alma por onde a substância do que sou está sempre se escapando, mas não vejo onde nem por quê.” Encontro Marcado – Fernando Sabino

Onde foi para você, a Narcisa que se amava tanto e tanto sorria, tanto queria dar e mais ainda receber? Onde acabaram seus sonhos, suas esperanças, suas loucuras, loucuras de vida, loucuras de morte? Onde está você, imagem refletida no espelho, onde posso te procurar, te encontrar, como te segurar?” Melissa Panarello – 100 Escovadas antes de ir para a cama.

Às vezes somos possuídos por uma sensação de tristeza que não conseguimos controlar. Percebemos que o instante mágico daquele dia passou, e nada fizemos. Então, a vida esconde sua magia e sua arte.” Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei – Paulo Coelho

E para finalizar a melhor descrição de um livro:
...entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e “mágico”, que as 26 letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na terra existirem humanos...”A biblioteca mágica Bibbi Bokken – Jostein Gaarder

Texto por Natalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário