domingo, 29 de maio de 2011

La Bicyclette bleue à Quand viendra la fin du voyage

Era para ser uma trilogia, mas o sucesso transformou em dez livros. Uma coleção que me fez fantasiar um amor indestrutível e fortalecido com as dificuldades e a triste realidade da guerra. O livro me ensinou coisas que não aprendi nas aulas de histórias, me fez chorar, rir e torcer para um final feliz para Léa e Tavernier.
Para quem gosta de romance, história e a França a leitura desta coleção trará tudo isso e um pouco mais. É impossível não parar de ler e impossível não admirar a vontade de viver dos personagens. Tenho que dizer que a leitura é para as pessoas fortes que procuram mais do que historinhas onde todos são felizes e no final são mais felizes ainda porque o livro tem o poder de nos deixar angustiados (tive que interromper a leitura muitas vezes porque o livro parece trazer toda aquela guerra sem sentido ainda mais perto), mas também me deixou pulando de alegria com cada vitória e reencontro dos personagens.
E para aqueles que dominam o francês (não encontrei o filme dublado ou legendado) existe o filme dos três primeiros livros, claro que a história foi mudada assim como acontece com as adaptações de livro para o cinema. Os filmes são encontrados com os seguintes títulos: La bicyclette bleue 1, La bicyclette bleue 2 e la bicyclette bleue 3.
Nunca li mais na comunidade do livro no orkut há pessoas que dizem haver semelhança com o livro E o vento levou de Margareth Mitchel.

Estes são os títulos (ainda não há tradução para os dois últimos livros):
1-A bicicleta azul
2- Vontade de viver
3- O sorriso do diabo
4- Tango Negro
5- Rua de seda
6- A ultima colina
7- Cuba libre
8- Argel, Cidade Branca
9- La Bicyclette bleue: Les généraux du crépuscule
10- La Bicyclette bleue: Quand viendra la fin du voyage 

* Texto por Natalia Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário